Economia

ECONOMIA



A economia do município é baseada, sobretudo, na força da agricultura de pequeno porte, no comercio varejista e no de carvão vegetal – outrora, grande expoente, capaz de gerar milhares de empregos e distribuir farta renda; hoje, reerguendo-se, produzido e Comercializado dentro das leis ambientais do Estado.


AGRICULTURA


Na agricultura, o município destaca-se como maior produtor baiano de mandioca e de seu subproduto mais conhecido: a farinha de mandioca, comercializada aqui e em outros mercados da região, além de ser exportada para os Estados de Sergipe, Pernambuco e Alagoas. Mas outras culturas também têm sua importância dentro da economia rural do município, a exemplo do milho e do feijão. E o poder público municipal tem empregado grandes esforços para que, com alicerce no que já vem sendo tipicamente cultivado, Cândido Sales possa elevar-se à condição de pólo agrícola. Vários investimentos vêm sendo feitos, e todas as linhas de crédito hoje existentes no mercado já estão plenamente disponíveis para os trabalhadores do campo. Nunca, na história do município, tantos e tão altos investimentos foram feitos em prol do desenvolvimento da agricultura local.


EXTRAÇÃO VEGETAL E SILVICULTURA


No que se refere a Extração Vegetal e Silvicultura, o IBGE em seu ultimo censo, em 2010, constatou que o Município produz por ano, uma média de 24 toneladas de carvão vegetal e 17.177 metros cúbicos de lenha. O município de Cândido Sales tem na extração e comercialização de madeira,  em especial para a produção de carvão vegetal, uma das bases de sua economia, além da Silvicultura do eucalipto, baseado no modelo do agronegócio.


PECUÁRIA


Na pecuária, o município possui cerca de 22.300 cabeças, das quais 19.000 são de bovinos, 2.000 de caprinos e 1.300 de suínos. Não há aqui vocação para a pecuária de grande porte, e pelo menos 95% do rebanho está aglomerado em pequenas propriedades.


COMÉRCIO


Já o comércio, principalmente o de gêneros alimentícios, sempre teve espaço certo na vida econômica local. Estão registrados na JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia), cerca de 850 estabelecimentos, todos de pequeno e médio portes. O comércio varejista aqui poderia ser mais forte e variado, mas a proximidade com Vitória da Conquista, grande e vigoroso centro comercial da região, sempre impossibilitou qualquer alargamento desse ramo, tanto aqui como em muitas outras cidades da região.  Mesmo assim, o comércio local sobrevive, gerando emprego e distribuindo renda.
Certo é que, independente da atividade, o município tem feito todo o possível para promover o crescimento de nossas potencialidades comerciais. O advento das indústrias, que já começam ser instaladas aqui, certamente contribuirá para o fortalecimento e expansão desse ramo, o que ajudará no desenvolvimento da economia como um todo.  


INDÚSTRIA


A cidade de Cândido Sales conta com a participação em seu território da CL Indústria e Comércio de Plásticos.


CADASTRO GERAL DE EMPRESAS


Segundo estatísticas do IBGE em seu ultimo censo em 2010, o município conta hoje com 354 empresas atuantes, com um quadro de pessoal ocupado por 1.278 pessoas, sendo que deste total, 923 pessoas estão classificadas como pessoal ocupado assalariado. O total geral dos salários e outras remunerações chega a R$ 11.600,00, com um salário médio de 1,9 salários mínimos.


Fonte: Site Oficial da Prefeitura de Cândido Sales e Wikipedia.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário